sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Blacksad - Investigação policial nos anos 50

Ganhei de aniversário os dois primeiros volumes desta HQ, que até então não conhecia. O meu amigo comentou que é um de seus quadrinhos favoritos, então resolvi mostrar ele para vocês. Ainda não li, e a resenha mesmo vai ficar para outro post, então vou focar nas informações básicas sobre ela.



A série foi criada pelos espanhóis Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, e publicada pela editora francesa Dargaud, tanto em francês como em espanhol. Já foi traduzida para Búlgaro, Catalão, Chinês, Croata, Dinamarquês, Holandês, Tcheco, Inglês, Finlandês, Alemão, Grego, Italiano, Japonês, Norueguês, Polonês, Português, Russo, Sérvio, Sueco e Turco. Ela consiste em 5 capítulos, dos quais os 2 primeiros foram lançados no Brasil pela Panini:
  1. Somewhere Within the Shadows;
  2. Arctic Nation;
  3. Red Soul;
  4. A Silent Hell;
  5. Amarillo.
As histórias se passam nos EUA do final da década de 50, e possuem aquele clima noir das histórias de detetive dessa época. Todos os personagens são animais antropomorfizados, e sua espécia/raça refletem sua personalidade, tipo de personagem e papel na história. Por exemplo, os policiais em geral são cachorros ou raposas, enquanto os personagens do 'submundo' são répteis ou anfíbios. A arte é muito bonita, com desenhos bem detalhados feitos em aquarela.


Personagens Principais


  • John Blacksad - Um gato preto que trabalha como investigador privado. Foi criado em uma vizinhança pobre, e passou boa parte de sua juventude fugindo da polícia. Isto e mais o fato de que serviu na 2ª Guerra Mundial provavelmente contribuíram para suas habilidades de tiro e luta acima do normal. Como é comum em histórias de detetive deste gênero, Blacksad narra suas próprias histórias, acrescentando comentários cínicos sobre o que há de errado no mundo a sua volta. Azarado no amor, ele parece nunca conseguir um relacionamento duradouro, muitas vezes por circunstâncias além de seu controle. Usualmente veste um terno preto e um sobretudo, e usa o nome de John H. Blackmore, ou outras identidades falsas;
  • Weekly - O ajudante ocasional de Blacksad, uma doninha marrom que não gosta de água e sabão, e possui um problema de odor. Possui uma atiture otimista quase constante, e trabalha como jornalista investigativo para um tablóide;
  • Smirnov - Comissário de polícia e amigo de Blacksad, um pastor alemão que algumas vezes ajuda Blacksad a alcançar ricos e poderosos que ele próprio não poderia tocar devido a 'pressões superiores'.



Abaixo, confiram o vídeo em que mostro as páginas dos dois volumes que saíram em português.


A Amazon possui a versão capa-dura (em inglês) para venda - Confira Aqui!
Mais informações: Wikipedia

4 comentários:

  1. Nossa, me interessei bastante pelos volumes. Talvez eu compre se achar por um bom preço e em português/espanhol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mercado livre talvez você encontre as 2 primeiras edições, que foram lançadas em português. Na Amazon você encontra as edições em espanhol novas.
      Abraços

      Excluir
  2. Parece muito bom. Pena é a falta de tempo, espaço e recurso ilimitado. rs...

    ResponderExcluir