sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pato Donald - Perdidos no Minecraft

Recentemente postei aqui no blog sobre a história The Dream of a Lifetime / Uma Vida de Sonho, onde Patinhas e Donald vivem uma aventura que foi copiada serviu de inspiração para o filme A Origem (Inception). Agora vou mostrar uma aventura do Pato Donald bem conhecida entre os fãs, e que foi criada por ninguém menos do que Carl Barks em 1948 (publicada em 1949): Lost in the Andes/Perdidos nos Andes. Já o jogo Minecraft explodiu em 2011, e nos apresenta a um mundo todo formado por cubos, onde o personagem principal (feito de cubos) deve explorar, sobreviver e construir (com cubos). Para o jogo foi uma ótima proposta utilizar propositalmente gráficos de baixa qualidade para dar ao mundo uma sensação e um aspecto bem originais. Algo certamente bem inovador e original, exceto por já ter sido feito no final dos anos 40.


Na história de Carl Barks, Donald e seus sobrinhos se perdem e acabam encontrando uma vila perdida chamada Quadradópolis (Plain Awful no original). Neste lugar, como em Minecraft, tudo é feito de blocos quadrados, sejam construções, roupas ou animais.




E não é apenas nos objetos e construções quadradas que temos similaridades, mas também na cultura. Uma das principais atividades em Minecraft é........ minerar, o que é o maior passatempo dos moradores de Quadradópolis, e é também a sentença que dão a patinhas após ele levar um objeto redondo para a vila (na segunda história dessa vila).




Também como em Minecraft, a principal fonte de alimento para os moradores da vila são galinhas, que são quadradas e botam ovos quadrados. Em nenhum dos mundos também se vê a necessidade de prender as galinhas.




Levando em conta o sucesso tanto de Minecraft como de A Origem, pode ser realmente uma boa ideia escolher uma história qualquer dos patos e resolver criar algo em cima. Vai que você cria a próxima revolução?


Curiosidades:

  • Além de claramente ser uma das histórias mais bem elogiadas ( 8,8 no inducks ), ela também é a favorita de Carl Carks. Ele mesmo declarou em uma entrevista em 1962: "My best story, technically, is probably the square egg one";
  • Don Rosa criou uma sequência chamada Return to Plain Awful/Volta à Quadradópolis;
  • Don Rosa também utilizou Pedidos nos Andes como inspiração para a sua primeira história do Tio Patinhas: The Son of the Sun/O Filho do Sol;
  • Plain Awful é um nome mais legal do que Quadradópolis. Em inglês plain pode significar 'plano' ou 'simplesmente', e Plain Awful seria Simplesmente Medonho/Horroroso.

Links










6 comentários:

  1. Um dos maiores clássicos do quadrinhos Disney. E uma das melhores HQs de Carl Barks. Don Rosa fez uma continuação maravilhosa também! Uma das minhas preferidas e com certeza de muitos outros disneianos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um clássico sem dúvida nenhuma, tanto a do Barks como a do Don Rosa!!

      Excluir
  2. As histórias Disney muitas vezes servem de inspiração para filmes. Tem até aquele caso da pedra que rola, na sequência de Indiana Jones, não é? Inspirada em história do Tio Patinhas.
    Por outro lado, tem histórias Disney com paródias de filmes, muito boas por sinal, como Casablanca, recentemente publicada.
    Gosto de ver uma coisa, e outra. Claro que é preciso cuidado para não ferir direitos autorais, ou sofrer processos por plágio, mas, isso é uma questão entre empresas e produtores, aos leitores, tudo fica divertido. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, essa abertura de Indiana Jones deve ser o próximo post 'comparativo' :) Só falta escrever ele ainda, haha.
      Abraços

      Excluir
  3. Hmmmm, não conhecia essa história não. Diferente!
    Viu, se der te mando os gibis essa semana ainda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é uma das melhores, dê um jeito de conseguir ela =D
      Ahh, sem pressa, e obrigado!!

      Excluir