segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Análise: Alice in Wonderland (Zenescope)

Este é um HQ que já comprei a bastante tempo na Amazon, mas só agora peguei para ler. Ele foi lançado em 6 volumes pela Zenescope em 2012, sendo a 6a história deles baseada no mundo de Alice no País das Maravilhas. Como tudo o que é deles, envolve uma boa dose de terror e erotismo. A arte tanto da capa, como dos quadrinhos é muito boa.

Capa da versão hardcover


A lista dos lançamentos dessa linha é esta:
  1. Return To Wonderland: 0 - 6 + Cover Gallery
  2. Beyond Wonderland: 0 - 6 + Cover Gallery
  3. Escape From Wonderland: 0 - 6 + Cover Gallery
  4. Wonderland Annual: 2009 House of Liddle, 2010, 2011, 2012
  5. Tales From Wonderland:
    1. Queen Of Hearts
    2. Mad Hatter
    3. Alice
    4. Cheshire Cat
    5. The Red Queen
    6. Tweedle Dee & Tweedle Dum
    7. Mad Hatter II
    8. The White Knight
    9. The Red Rose
    10. Queen Of Hearts Vs. Mad Hatter
  6. Alice in Wonderland 1-6
  7. Call of Wonderland 1-4
  8. Wonderland 1-16 (ainda sendo publicada)
  9. Madness of Wonderland 1-4
  10. Wonderland - Down the Rabbit Hole 1-5
  11. Wonderland - Through the Looking Glass 1 - 5

O HQ tem 184 páginas (na versão hardback), possuindo os 6 volumes da série, capa dura e mais a dust cover por cima. Também possui a galeria de capas, pois a Zenescope cria capas especiais para eventos de quadrinhos nos EUA.

Capa interna

A história começa com a pequena Alice sendo convencida por seus parentes a entrar no buraco do coelho. Sim, aqui ela não está nem um pouco à vontade para entrar num buraco escuro dentro de uma árvore. Lá dentro ela encontra o coelho, que começa a mostrar a ela a insanidade do lugar onde ela vai parar: O País das Maravilhas. E não há como começar melhor uma viagem do que sendo uma criança com medo, recepcionada por um coelho maluco que fala com a sua voz, cair um monte e ser recepcionada logo por quem? Jabberwocky, é claro. (Jabberwocky é do livro Alice através do espelho). Aqui ele é o 'todo poderoso', malvado, egoísta, violento e claro: poderoso o suficiente pra ninguém contestar ele. Se no livro ele já era pra dar medo, imagine quando transformam todos os personagens em psicopatas? Coisa 'boa' não vai sair, né?

Original (via Kleiton)
Versão da Zenescope

Temos ainda os outros personagens clássicos: A morsa e o carpinteiro, a rainha de copas, o chapeleiro louco, o gato de Cheshire. Estão todos ali, bem mais insanos e violentos. Não detalhar os capítulos para não fazer mais spoilers, mas basicamente a história segue com a nossa heroína conhecendo os moradores da Wonderland e fugindo deles, até um ponto em que ela faz uma aliança, ganha poder, cria um exército e luta contra o exército do Jabberwocky e da Rainha de Copas. Mas é claro, o final não pode ser completamente feliz, e isso é apenas um começo para mais e mais histórias de Alice in Wonderland.
É importante também ressaltar (e até o coelho comenta isso uma ou duas vezes durante a história): No País das Maravilhas as coisas não são o que parecem. Acima não é acima, abaixo não é abaixo, e também o futuro já aconteceu. Coisas que a Alice viu pelo espelho já aconteceram e outras que ela acha que já aconteceu, são o futuro dela. Esta, que seria a primeira história da Wonderland (até onde eu saiba) é a sexta publicação da série, e mostra o que aconteceu antes da primeira publicação. Eu achei muito interessante isso pois, para quem vai acompanhando regularmente, acrescenta cada vez mais um pedaço do quebra-cabeças e mantém o clima de insanidade da série, pois a Alice vê o seu futuro no espelho, mas você já leu o que acontece, e o próprio Jabberwocky e o coelho ressaltam que aquilo tudo já aconteceu.
Eu gostei bastante tanto da história, como do traço e da qualidade da publicação. Ter essa HQ em versão capa-dura, com a galeria de capas no final é com certeza uma satisfação.

Abaixo, fiquem com uma galeria de capas, contendo algumas oficiais e variantes. Além destas, existem muitas outras, exclusivas de eventos americanos. Se interessar, veja na Amazon a versão Paperback e a Hardback (capa dura) a venda. Também consulte outros títulos da série Wonderland, ou todos os títulos da Zenescope.


7 comentários:

  1. Esse é o tipo de gibi que eu gostaria de ler esses dias. Parece bom e inteligente. E a arte é belíssima. E olha só: encontrou minha postagem sobre as traduções do Jabberwocky! rs
    Eu desconhecia não apenas esta HQ que vc mostra agora, como também seus autores. O trabalho da editora parece mesmo caprichado: capa dura e sobrecapa! Tenho um fetiche por livros assim, com bom acabamento.
    Há uma visão de contos de fadas interessante, que gosto muito, escrita por Alan Moore. Chama-se Lost Girls. Talvez conheça, já tenha visto à venda. Nela, Alice já é uma idosa e encontra-se com Wendy e Dorothy na Áustria, poucos antes da 1ª Grande Guerra. A idade de cada uma "bate" com a evolução de sua idade a partir do lançamento da obra original. Mas, claro, a proposta é bem diferente desta da Zenescope.
    Sempre acho legal quando "mexem" nesses medalhões da literatura infantil. A Globo lançou uma versão de Pinóquio incrível, há pouco tempo. O nome do autor é Winshluss. Tb tem esse lado "erótico"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu gostei bastante, tanto da arte, como da história. Até pedi pra minha prima trazer dos EUA o primeiro trade do Robin Hood, e o primeiro da série mensal do Wonderland. E já estou guardando dinheiro pro 'Screwed' (que é uma adaptação de Frankenstein) e 'Oz'. Também quero ver se pego a que o personagem principal é a Morte (não me lembro o nome agora)

      Esse Lost Girls eu já vi sobre, na internet. Vale a pena? Já leu?

      Do pinóquio eu nunca vi, mas vou pesquisar. Obrigado pelas dicas.

      Excluir
    2. Sim, li. Tenho a coleção. Não podia perder. Gosto de tudo o que Alan Moore escreve e a arte de sua esposa é fantástica. Nunca resenhei porque é algo longo.
      Aqui, escrevi algo a respeito, brevemente. É um texto até recente. Mas comprei os livros no lançamento.

      http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/06/lost-girls-de-alan-moore.html

      Excluir
  2. Olá Tiago, gostei da postagem, fiquei interessada em ler, vou procurar e comprar,gosto de ler diferentes formas de escritas da Literatura Infantil, e Alice no pais das MAravilhas em quadrinhos deve ser ótimo, obrigada por compartilhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima releitura, ao menos pra quem gosta de terror.

      Se você quiser uma adaptação mais 'normal', recomendo muito a que saiu no brasil do mágico de oz, pela panini. Dá uma olhada nesse link aqui http://bit.ly/18bKXum

      Excluir
  3. Essa eu não conhecia.... mas gostei da proposta:

    vou procurar pra baixar, mas desde já, lamento a falta de visão das editoras nacionais em não terem trazido esse material pra cá ainda (ia vender bastante, creio eu)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sim por que vale a pena. Esse fim de semana tinha promoção na comixology.com, alguns HQs dessa série estavam com desconto. Mas vez ou outra tem promo. Se não, em sites de torrent você encontra facilmente.
      Se saísse qualquer série da zenescope aqui no BR eu comprava. Só talvez não compraria a principal, Grimm Fairy Tales, por que é muito extensa. Mas já encomendei com a minha prima o primeiro trade do Robin Hood.

      Abs!

      Excluir