terça-feira, 8 de julho de 2014

Adaptações que Gostaríamos: A História Sem Fim

Não há dúvidas de que o filme (ou série de filmes) A História Sem Fim fez parte da infância de muita gente. O primeiro filme lançado em 1984 é uma adaptação do livro germânico de mesmo nome (no original: Die Unendliche Geschichte), e na época foi o filme mais caro produzido fora dos EUA e URSS. Para quem não lembra, segue a sinopse do filme:


Bastian (Barret Oliver, de Cocoon) é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, o garoto a caminho da escola briga com outros colegas, foge, e acaba parando numa livraria, onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim". A leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas. Um jovem guerreiro é a única esperança para encontrar a cura para a doença da imperatriz e impedir que aquele mundo fosse engolido pelo "Nada".


O livro, muito bem aceito, já teve várias adaptações:
  • Dramatização em Audiobook;
  • Filmes - O segundo filme aproveita elementos da segunda metade do livro, enquanto o terceiro é uma história totalmente nova;
  • Nos palcos: ganhou versões de teatro, balé e ópera;
  • Jogos: três jogos lançados em 1985, 1990 e 2001;
  • Televisão: Em 1995 foi lançada a série animada The Neverending Story: The Animated Adventures of Bastian Balthazar Bux;
  • Livros: a editora alemã AVA international publicou seis livros de diferentes escritores entre 2003 e 2004, em uma série chamada de Legends of Fantastica.
Pois então, agora só falta mesmo uma adaptação em quadrinhos! Será que algum dia veremos uma HQ desta história? Espero que sim, e até lá, confira alguns fanarts e deixe a imaginação fluir.













2 comentários:

  1. Nossa. Cada arte! Curiosa esta sua postagem. Adoro o filme (o primeiro, apenas) e, mês passado, li o romance! Se houvesse uma adaptação do romance, acho que eu compraria, por apego à história. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu quero ver se vez ou outra faço uma postagem assim, com o que gostaria de ver :)
      Eu acho que a história (e o mundo) são muito legais, e mereciam uma adaptação para quadrinhos. Ia ficar bonito, com certeza
      Abraços

      Excluir