sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Começando a organizar a coleção

Faz muito tempo que eu queria começar a organizar a minha coleção. Agora finalmente comecei. Ontem, comprei alguns plásticos tamanho A4, para guardar vários gibis formatinho em cada um. Comecei pela gaveta com os mais velhos. Peguei 6 gibis, e mãos à obra. Passei um pano nas capas, e em todas as páginas. Tirei foto das capas, e anotei numero e ano, pra depois que eu comprar etiquetas, poder colar na frente do pacote. 
Felix 1 - 1973Felix 2 - 1973

Sonic 1 - 1993Capa Tom & Jerry 5 - Pimpão e Biluca - 1976

Infelizmente, tinha 2 revistas sem capa. Uma do Tom & Jerry, e uma do Felix. Imagino que o Feliz seja a edição 3, mas isso ainda vou pesquisar, pelas histórias. Espero descobrir.
Sem capa
Sem capa

Foi muito legal folhear estas revistas, e principalmente, perceber que mesmo após tantos anos sem vê-las, eu ainda lembrava um pouco das histórias, dos personagens, e sobretudo, das ocasiões em que lia estes quadrinhos (além de luluzinha, bolinha, riquinho) na antiga casa da minha avó materna, em Blumenau. Eu achava muito legal o Espeto, dos quadrinhos do Tom & Jerry. Pena que nos desenhos ele não aparecia. Também as histórias deles como mosqueteiros eram muito legais. Pimpão e Biluca também eram ótimos personagens. Quanto ao Felix, nem tem o que falar, né? Muito engraçado.

Primeira história do Tom & Jerry 5.

Também aproveitei isso pra cadastrar no guia dos quadrinhos. Eu não tinha conta, mas criei uma. Já vi que esses quadrinhos não tem capa e nem as histórias cadastradas, então se der, hoje escaneio as capas e registro as histórias no guia.
Deu um pouco de trabalho, mas a trilha sonora ajudou (ouvindo Archimède, banda francesa), e a recompensa de ter os gibis catalogados e protegidos com certeza compensa.

Revistas já embaladas no plástico
Lista das revistas do pacote
Só resta saber quanto tempo vou levar para cadastrar tudo. Com certeza vai demorar, mas vai valer a pena. Além das gavetas do meu quarto, ainda tem alguns outros gibis em dois outros lugares da casa. Vai ser divertido!

PS: Pensando nas datas de publicação dessas revistas, nossa, hein? 40 anos atrás. É muita história pra contar, hein?

6 comentários:

  1. opaaa, que bom que gostou. Isso incentiva a continuar postando. :)
    Volte sim, e sinta-se a vontade pra comentar

    ResponderExcluir
  2. Thiago, isso que tu fez eu tenho que começar a fazer também... comprar os plásticos, limpar os gibis, etiquetar... nossa, vai longe...
    Muitos dos meus gibis estão bem detonadinhos, com a capa solta, alguns sem capa até também... tem uns com furinhos de traça...afff. Por enquanto empilhei uma parte em uma estante e tentei organizar por personagem. Não embalei ainda porque aos pouquinhos estou os utilizando para fazer postagens no meu blog. Aliás, o blog tem servido como um incentivo para resgatá-los e também para me ajudar a organizar e meio que catalogar online.
    Boa sorte com teu blog, estarei acompanhando! É muito bom encontrar na internet mais pessoas que nutrem essa paixão por gibis :)
    Um abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu demorei anos pra me mexer e fazer isso. Ao menos, a anos atras, coloquei na gaveta do quarto só os que não tinham cupins/traças nem nada. Passei veneno na gaveta também antes de guardá-los lá. Também guardei separado por revista (Tio Patinhas, Mickey, Almanaque Disney) e ordenado por número.
      O blog também ajuda a incentivar guardar e organizar tudo, né?

      Obrigado pela visita (e pelas futuras também). Seu blog já tá na minha listinha pra acompanhar. E com certeza, é sempre bom conhecer mais pessoas que adoram gibis :)

      Um abração!
      Thiago

      Excluir
  3. Olá. Conheci seu blog por meio do Blog do Urso. Dei uma conferida e escolhi esta postagem para comentar, pois gostei do conteúdo dela, em especial. Sou grande fã dos personagens mencionados aqui. Há pouco temppo, aliás, minha namorada me mostrou os gibis dela de Tom & Jerry! Nem sabia que ela gostava.

    Queria seguir seu blog, pois a divulgação, no meu, funciona assim: lista de blogs que sigo. Acho legal esse sistema, pois não deixo ninguém de fora. Além disso, seguidores (nome estranho!) ajudam na divulgação do conteúdo pelo próprio Google (dizem...). Mas, aqui, não encontrei o espaço para seguir!!!!! Se pensar em inserir esse gadget, é só avisar.

    Como falei, tenho um blog (acaso queira conferir). Recordei que já fiz uma postagem sobre o Gato Félix, aqui: http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2012/07/hq-gato-felix.html

    Tb jpa escrevi algumas coisas sobre organização de HQs. Encontrei dois links agora:

    I - http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/04/organizando-livros-e-hqs-estante-e.html

    II - http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/01/organizando-gibis-parte-ii.html

    Abraços e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Já adicionei o gadget ao blog, e durante o dia vou olhar suas postagens :) Seu blog pareceu bem interessante

      Abraços, obrigado pela visita, e até a próxima!

      Excluir
    2. Valeu. Agora, seguindo. Abraço

      Excluir